Campos Gerais terão Agência Regional de Desenvolvimento

A região dos Campos Gerais inicia a instalação da Agência Regional de Desenvolvimento, seguindo proposta aprovada no Congresso Paranaense da Indústria

A região dos Campos Gerais inicia este mês a instalação da sua Agência Regional de Desenvolvimento. A implantação da agência será dia 30 de agosto e é resultado da reunião regional do Congresso Paranaense da Indústria, que aconteceu em Ponta Grossa, no primeiro semestre, e foi promovida pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

“Desde dezembro do ano passado, os industriais paranaenses estão discutindo propostas que visem o crescimento do Paraná e suas regiões. Ponta Grossa e os municípios vizinhos estão pondo em prática o que discutiram e propuseram como modelo para o desenvolvimento sustentável”, afirma o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

O coordenador regional da FIEP, Jarbas Goes, explica que a agência tem o apoio de diversas instituições publicas e privadas da região. Um exemplo é o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa (CDesponta). Esta entidade, por meio da Câmara Técnica de Atração de Investimentos, auxiliou na formatação da agência.

Dentro da proposta da Agência de Desenvolvimento está o conceito de parceria entre os municípios, de forma a inibir a concorrência entre as cidades, que passariam a somar esforços pelo desenvolvimento regional. “A agência será a melhor ferramenta para planejar o desenvolvimento dos municípios de forma integrada e profissional”, analisa o coordenador da Fiep.

Goes explica que, no dia 30, representantes das cidades da região dos Campos Gerais participam da discussão que definirá os últimos ajustes para o funcionamento da agência. O encontro do dia 30 nas instalações do Serviço Social da Indústria (SESI), localizado na Avenida João Manoel dos Santos Ribas, 405, ao lado do hipermercado Condor.
Regionais ¬ – O Comitê Gestor do Congresso Paranaense da Indústria realizam em setembro uma série de encontros para pôr em prática as propostas coletadas durante o congresso, em dezembro de 2004, e nas etapas regionais, entre março a maio deste ano.

Agora, os representantes das regiões da Região Metropolitana de Curitiba, Francisco Beltrão, Pato Branco, Guarapuava, Irati, Ponta Grossa, Campo Mourão, Maringá e Londrina, junto aos técnicos do Sistema Fiep, definirão as ações prioritárias para estimular o desenvolvimento sustentável de cada região, tendo o apoio institucional do Sistema Fiep e suas casas.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR