O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, inaugurou nesta terça-feira (23) a unidade regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em Ponta Grossa. A unidade vai atender 70 municípios da região dos Campos Gerais encaminhando estudantes para estágio e fazendo a interação entre o meio acadêmico e as indústrias. Com esta unidade, já são cinco escritórios regionais do IEL no Paraná, atendendo todo o Estado. Além de Ponta Grossa, já estão em funcionamento as unidades de Londrina, Maringá, Cascavel e CIC – Cidade Industrial de Curitiba.
“A educação continuada é fundamental para o desenvolvimento profissional e pessoal do ser humano”, destacou Rocha Loures na inauguração. Segundo ele, é a primeira vez que o IEL está levando sua estrutura para o interior do Paraná. O IEL é a instituição do Sistema Fiep que gerencia o programa de Estágio e Novos Talentos e promove a integração entre as empresas e as instituições de ensino, procurando aproximar os interesses do setor produtivo e do meio acadêmico na promoção do desenvolvimento.
A unidade do IEL de Ponta Grossa já começa a atuar com 1,5 mil estudantes cadastrados. São estudantes de nível médio e superior que estarão agora tendo a oportunidade de complementar sua formação acadêmica por meio do estágio. “A importância da presença do IEL em todos os cantos do Paraná é fundamental porque existe hoje um distanciamento entre o meio empresarial e o ambiente acadêmico. Estes dois universos precisam se aproximar”, destacou Rocha Loures.
Na inauguração da unidade, o reitor da Universidade Estadual e Ponta Grossa (UEPG), Paulo Roberto Godoy, disse que o Sistema Fiep está cumprindo a proposta de interiorização da gestão e levando seus serviços ao interior do Paraná. Para o empresário e vice-presidente da Fiep, Álvaro Scheffer, o IEL representa a ferramenta para superar os desafios e encontrar as soluções, contribuindo com a indústria que precisa trabalhar prevendo o futuro.