Os vencedores do 4º Concurso IEL Paraná de Monografia foram premiados na última segunda-feira (01/08), durante o Fórum das Diretorias e Conselhos do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep. O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, fez a entrega aos primeiros colocados. O concurso, promovido pelo Sistema Fiep, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), teve como tema a organização da economia em Arranjo Produtivo Local (APL).
A diretora do IEL, Gina Paladino, explica que a opção pelo Arranjo Produtivo Local como tema deve-se ao fato de este modelo de organização da economia estar expandindo no Paraná e da pouca disponibilidade de bibliografia a respeito. “Na medida em que os APLs avançam sentimos falta de material de pesquisa a respeito”, observa. O objetivo do concurso foi estimular e valorizar a produção de estudos sobre a importância da interação entre universidades e empresas. “Queremos utilizar o modelo de concurso para que professores e estudantes reflitam sobre o tema, bem como disseminar o conceito de APL em todo o Paraná”, comenta.
Foram inscritos 30 trabalhos em três categorias: Docentes e Pós-Graduados, Instituição de Ensino Superior e Empresa. O melhor trabalho na categoria Docentes e Pós-Graduados foi Arranjos Produtivos no Estado do Paraná: o caso do Município de Cianorte, de Antonio Carlos de Campos. Na categoria Instituição de Ensino Superior o escolhido foi Arranjos Produtivos Locais: o caso do pólo moveleiro de Arapongas, de Viviane Mazetto Romano. A categoria empresa teve cinco trabalhos inscritos e apenas um selecionado. Oportunidades e desafios para o fortalecimento dos APLs no Paraná: uma análise dos processos de gestão em indústrias do APL de Bonés – Apucarana, de Maryangela Drumond de Abreu Negrão foi o vencedor.
O primeiro colocado das categorias Empresa e Docentes e Pós-Graduados recebeu como prêmio uma visita técnica ao distrito industrial italiano de Emilia Romagna, e o primeiro lugar da categoria Instituição de Ensino Superior ganhou um microcomputador. Os professores que orientaram trabalhos de graduação premiados receberam o prêmio de R$ 2 mil.