HOTEL DE PROJETOS ESTIMULA EMPREENDEDORISMO

Sistema Fiep lança Hotel de Projetos Inovadores

Desenvolver a cultura empreendedora e ambiente propício à inovação. Este é o objetivo estratégico do Hotel de Projetos Inovadores (HPI), lançado nesta quinta-feira (14), em Curitiba, pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Com previsão de entrar em funcionamento no segundo semestre, o piloto do projeto funcionará no complexo Sesi/Senai, na Cidade Industrial de Curitiba, onde foi apresentado, neste primeiro momento, a professores e equipe pedagógica tanto do Senai quanto do Sesi, para sensibilizá-los a fomentar as idéias junto aos alunos das duas instituições, integrantes do Sistema Fiep.

No lançamento do projeto, a diretora executiva do IEL-PR, Gina Paladino, destacou a importância do envolvimento do Sistema Fiep em ações voltadas ao empreendedorismo e inovação, por meio do IEL, Senai e Sesi. E considerou o HPI como fundamental para o avanço do desafio de se construir e sedimentar uma cultura inovadora no Paraná. De acordo com o projeto, o HPI abrigará equipes com no mínimo dois e no máximo cinco estudantes. Há duas formas de hospedagem: física (com estrutura montada na unidade do Senai-CIC) e virtual (apoio técnico e institucional). O período vai de seis meses a dois anos e todo o processo de pré-incubação será acompanhado por professores, consultores e analistas para a constituição de empresas, desenvolvimento e cumprimento de metas.

Para atingir seu propósito, o HPI atuará como uma pré-incubadora, permitindo aos estudantes o desenvolvimento de um protótipo físico do produto ou plano de negócios de um serviço. ”É uma ação inovadora, envolvendo todo o Sistema Fiep, que pretendemos expandir a outras regiões do Paraná”, disse o diretor de Operações do Senai-PR, Luiz Henrique Bucco. Segundo ele, é importante sensibilizar os docentes a fomentarem o empreendedorismo, de modo que os estudantes sejam estimulados e recebam apoio dentro das salas de aula. Neste sentido, de acordo com o cronograma, até setembro serão realizados cursos, palestras e lançamento do edital de convocação dos projetos. A previsão é que em outubro seja inaugurado o espaço físico do HPI.

O coordenador do Hotel Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Cornélio Procópio, Márcio Jacometti, no sentido de incentivar a participação dos professores no processo, falou sobre a importância de ações de empreendedorismo e de intra-empreendedorismo nas organizações. Para ele, é fundamental a adoção de iniciativas que estimulem os jovens, como o HPI: ”Estudantes que participam de programas como este desenvolvem a capacidade técnica e empresarial e aprendem a lidar com desafios”.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR